Como foi tudo?

A Maria nasceu de cesariana marcada, no Hospital de Évora.
Vou escrever este post sobretudo para as colegas da Preparação para o parto, e também para outras, para que fiquem a saber algumas coisas que eu só soube quando passei por elas, no entanto, cada caso é um caso e as mamãs quando têm os bebes também dependem do modo de actuar dos médicos e enfermeiros que cuidam de nós, não quer dizer que a forma como decorreu todo o meu processo venha a ser exactamente igual para outra mamã.
Como eu já disse, dia 26 foi o dia marcado para a cesariana da Maria, às 8h, estávamos junto ao segurança, na maternidade.
Quando fui chamada para entrar, levei apenas comigo: (por indicação do segurança) últimas análises, livro verde, primeira roupa da Maria (que vai para o bloco enrolada num resguardo do hospital, o saco onde estava a roupinha foi para o saco da minha roupa suja), a manta para enrolar a Maria e chinelos para mim, tal como nos ensinaram na PPP.
Depois, "prepararam-me": algaliaram-me, colocaram-me a soro, vestiram-me apenas uma bata azul e fizeram um questionário onde as questões eram sobretudo sobre o pai.
Quando chegou a hora fui, com uma enfermeira, pelo meu próprio pé para o bloco.
Chegada ao bloco, colocaram-me um touca e sentaram-me na marquesa, para levar a epidural. 
Mariquinhas como sou, a epidural não me custou nada embora o frio da sala e o nervosismo do momento não tivessem ajudado muito e acabei por entortar uma agulha, segundo o anestesista, que ralhou comigo. Logo que me colocaram o cateter e possível "conteúdo", senti a perna esquerda a ficar dormente.
De seguida, deitaram-me, colocaram-me um liquido, acho que betadine na perna e na barriga e perguntaram se estava a sentir igual em ambos os sítios e respondi que sim.
Depois, perguntaram se me estava a sentir bem, respondi que não e, a partir daí, pouco me lembro do que se passou a seguir.
Lembro-me que havia música, ouvia-se um CD do Oceano Pacífico.
Acordei, depois, ao som da música e do choro da Maria ah, e acho que do som do "agrafador".
Depois, a enfermeira e amiga Cláudia ajudou-me a voltar em pleno à realidade quando perguntou:
"Estás a ouvir o choro? É a Maria", pronto! Tinha acontecido e eu não tinha dado por quase nada.
(a minha tensão baixou ao início e deram-me medicação para adormecer)
Foi depois tempo de me levarem para o recobro.
Aí tive algo que me aquecia mas, o meu corpo tremida muito, explicaram-me, porque esta foi uma das coisas que não sabia, que era o útero a ir ao sítio. (pode haver mulheres cujo útero vá logo ao sítio ainda durante a cesariana e não passam por este tremor)
A Maria entretanto foi para o quarto com o pai mas, passado um tempo veio mamar, comigo ainda no recobro.
Não sei quanto tempo demorou a cesariana, sei que a Maria nasceu às 10h59, estive no recobro algum tempo e acho que fui para o quarto por volta das 14h.
(continua)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo