Montemor-o-Novo

"é uma terra bela,
e no Alentejo não há como ela"

Esta letra, de uma música do Rancho, foi escrita como uma espécie de hino a Montemor.
A letra foi escrita há muitos anos, no entanto, em certos aspectos, continua actual!
No entanto, há coisas em Montemor que perderam, com o passar do tempo, a sua beleza!
Não vou aqui enunciar casos concretos, mas, de há uns tempos para cá, por motivos obvios, Montemor tem me entristecido, já não me apetece enaltecê-lo tanto como dantes.
Consigo já dar razão aos meus amigos que sairam da terra.
Consigo perceber as gentes que nos visitam.
Tenho receio que a situação piore.
Há que ter esperança e sonhar com os dias melhores que hão de vir, não sei se num futuro próximo ou talvez distante, mas não podemos deixar o barco afundar...temos que levantar a moral da terra e das gentes!

Urgentemente!

Comentários

Bichodeconta disse…
Montemor-o.Novo é uma terra bela.
E no Alentejo não há como ela
Cá o nosso rancho, é filho do povo
É uma terra bela ,Montemor-o-novo..
A rua de aviz toda ela é minha
desde a rua nova até á ruinha
Rua de S. Marcos largo da Matriz
toda ela é minha , a rua de Aviz.
No rio Almansor.............


Junto á casa onde eu vivia
um velho freixo existia
grosso mas muito baixinho
na vida com muita ronha
um casal de cegonha
fora ali fazer o ninho
Como toda a gente sabe
A cegonha é uma ave
que apenas só poe dois ovos
depois começa a chocar
na esperança de tirar um par de cegonhos novos
Mas um tal rapaz porem
foi roubar um ovo á mãe
logo ao ninho se encaminha
pequeno e com muita ronha
tira o ovo da cegonha
põe o ovo da galinha
Depois a ave chocou
e como sempre esperou
de tirar seus novos bicos
Pobre cegonha coitada
Ficou muito admirada
Vendo um cegonho e um pinto
Mas o cegonho seu esposo
Este é muito curioso
Leça da vida o regalo
Pergunta o que é que fizeste
concerteza que tiveste
relação com algum galo
Ela chora e diz que não
Coitadinha com razão
Pois ela está inocente
O cegonho está irado
julgabdo-se atraiçoado
Mata a esposa injustamente..
E POR ACASO ISTO NÃO ACONTECE TAMBÉM NA VIDA REAL???
aI O QUE AGORA ME DIVERTI A LEMBRAR A LETRA DAS CANÇÕES DO RANCHO FOLCLÓRICO OS FAZENDEIROS DE MONTEMOR-O-NOVO..
QUE SAUDADES DE DANÇAR EM RODOPIO AO SOM DA CONCERTINA.. E dançar com os irmãos Brejo grandes dançarinos da altura e que viviam na altura ali perto do Pomar da Capela e da minha grande amiga Maria Malta..Que saudades dos teus diospiros Maria.. Que saudades sa sopa de tomate patilhada por 40 ou 50, tacho de cobre, lume de chão, só ovos era um cesto cheio...
Eu sou tonta..só me disfaço de bichodeconta...
Unknown disse…
Adorei ler o seu comentário...verdadeira Montemorense...assim me sinto eu...com muitas saudades...obrigado
Tudo isto é lindo tudo isto é belo...é de Montemor o nosso castelo
Um grande beijinho

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"