Dicas e receitas Bimby

Tenho falado com algumas pessoas que têm Bimby mas usam pouco ou não sabem  mesmo usar.
Percebo-as perfeitamente, costumo dizer que começar a usar a Bimby é como quando tiramos a carta, é preciso é prática.
Mas, para essa prática, tem que haver estímulo, ainda voltando à analogia com a condução: aquelas pessoas que tiram a carta e nunca conduzem, não ficam a saber conduzir só porque passaram no exame e a compra da Bimby não confere experiência ao seu proprietário/a, é verdade.
Então eu própria não sou um exemplo da pessoa que melhor uso dá à sua Bimby, apenas pretendo mostrar aqui o que costumo fazer e partilhar algumas receitas.
Comprámos a nossa Bimby em 2015 porque achámos muito interessante o facto de trazer as receitas incorporadas e aparentemente ser só carregar no "seguinte" e colocar os ingredientes lá para dentro mas, como se veio a provar, não é assim tão simples, é uma máquina complexa que precisa de ser dominada. Já tive uma amiga que me disse: já tenho a Bimby cá em em casa mas, olho para ela e não sei o que fazer! Como a percebo!
Como já aqui disse, não sou uma expert e, por exemplo, não faço muitos ou quase nenhum prato principal na Bimby, faço sim muitos doces, alguns acompanhamentos, algumas entradas e uso a Bimby como auxiliar, tal como os grandes chefes que têm as Bimbys nas suas cozinhas. No entanto, a minha Bimby trabalha praticamente todos os dias.

Para começar, faço a sopa da Maria, não contabilizo muito o peso da carne, confesso, e misturo os legumes que tenho em casa e que ela já come, 30 minutos, varoma, no final, escorro a água e passo, faço sempre para duas ou três dias.

Tenho outra amiga que até ferve água na Bimby mas, da minha parte o que gosto mesmo de fazer é aquecer leite, porque fica com espuma, velocidade 4, 80ºC, até estar à temperatura desejada.

Quanto a acompanhamentos, faço sobretudo arroz branco, faço em quantidade que dá para mais de uma vez, 100 a 150gr, se for basmati, que é o que uso para arroz branco, fica soltinho e dá para aguardar no frigorífico. No entanto, este tipo de arroz deve ser cozido 17 minutos e não 20.
Adoramos arroz de tomate cá em casa e fazemos algumas vezes, no entanto, como fazemos menos que a receita, é preciso prever bem a quantidade de água, para a porção de arroz que colocamos.
Como estivemos em dieta, deixámos de fazer mas, uma das coisas que mais gostávamos era puré de batata, para ficar mais saudável, pode-se substituir um pouco de batata por couve flôr.

Cá em casa somos mesmo fãs da limonada da Bimby e fazemos tanto no verão, como no tempo mais frio, basta ter limões, usamos menos açúcar do que refere a receita e substituímos alguma água por gelo.

Quanto a sopas, ainda hoje fiz sopa de espinafres com grão que fica sempre bem.
Costumo fazer a minha sopa de entulho também na Bimby: faço a olho, coloco água, sal, azeite cebola e feijão e trituro para fazer o caldo grosso, depois coloco cenoura, repolho e batata, mais para o final coloco massa miúda, desligo quando está tudo cozido, uso a temperatura varoma também.

Quanto a pratos principais, digamos assim, ele costuma fazer Peitos de frango Pizzaiola e eu já fiz Lasanha, fica tudo muito bom. Também já fiz bacalhau espiritual. Quando faço o meu arroz de pato, cozo o arroz como se fosse arroz branco mas, em vez das 1000gr de água normal, coloco 1000gr da água de cozer o pato. Por outro lado, é muito fácil fazer massas na Bimby, se não tivermos jantar, rapidamente fazemos uma massa quebrada e salteamos uns legumes, aos quais podemos juntar, ou não, atum e vai ao forno na massa com ovo e/ou natas e/ou queijo ralado por cima.

Quanto aos doces bem, costumo fazer: delícia de chocolate, mousse de chocolate, leite creme, crumble de maçã,  tudo muito rápido e fácil. Costumo também fazer este doce: mousse de limão, sobretudo no verão, porque é muito frecos (e doce). Alguns dos doces da Bimby só levam gemas, quanto às claras, juntando mais um ovo ou dois, batidos na Bimby, fazem uns bons ovos mexidos para o pequeno almoço do sábado seguinte (quando supostamente há mais tempo para fazer o pequeno almoço), ah e esses ovos podem ser acompanhados com sumo de laranja natural. Uma descoberta deste verão, foram os gelados, experimentem, não a receita do ABC mas, procurem na internet uma mais simples com iogurte grego natural! Há dois verões, na nossa esplanda, servíamos sempre com o café Biscoitos da Olinda, não é porque sejam os biscoitos com o nome da minha mãe mas era porque eram mesmo muito fáceis de fazer e confeccionávamos assim em formato mais pequeno, para colocar no pires do café, é uma boa ideia para servir com um chá, por exemplo.
Quando faço um bolo cuja receita tenho no meu livro de receitas anterior à Bimby, faço sempre tudo na Bimby, uma vez que não há melhor forma de bater um bolo.

No que a entradas diz respeito, já fizemos pão de alho, costumamos fazer muitas vezes cogumelos salteados e uma receita que descobrimos há dois natais foi Ameijoas à Bulhão Pato, muito boa mesmo. Mas, aqui está a receita que vai fazer sucesso nos vossos jantares: Queijo com doce de pimentos, experimentem, é muito fácil de fazer e todos, desde que apreciem queijo e pimentos, vão gostar.

Quando quero fazer alguma coisa de novo, procuro muitas vezes a versão para a Bimby e existe de praticamente tudo.

Entre muitas outras coisas já fizemos também: massa de pizza, carcaças, marmelada, molho bechamel e a receita que fizemos hoje: arrufadas para o lanche, deram trabalho mas soube muito bem.

Bons cozinhados!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo