23 de março

Ontem foi dia 23 de março.
Ontem o meu avô faria 92 anos.
Já aqui o devo ter dito que eu sou como este meu avô, o avô Picanço, "sempre em festa".
Sempre ouvi falar do mito familiar do meu avô estar 12 horas seguidas sentado a uma mesa, a comer e a beber, entre outros com um misto de cómico e de assustador.
Ontem teria sido mais um dia de festa.
Das muitas festas que o meu avô fez a "festa da luz" foi sem dúvida a maior, sem contar com o casamento da minha madrinha, obviamente.
A "festa da luz" foi quando foi inaugurada a luz eléctrica no monte onde o meu avô nasceu e viveu quase toda a vida. Uma autêntica animação que só quem lá esteve pode testemunhar, não é possível descrever aqui e muitos dos que lá tiveram, tal como o meu avô, já cá não estão.
Foi na casa e no monte do meu avô Picanço que me habituei a ver e a fazer festas, onde havia loiça que nunca mais acabava, onde bebíamos café "com espuma", pois ainda estavam muito longe as máquinas de café de ter em casa.
Isto tudo para dizer que ontem seria dia de festa e que, naquele tempo, naquele monte atrás do sol posto, onde o meu avô nasceu e viveu quase toda a vida, éramos muito mais felizes do que estes tempos que estamos a viver e nem sabíamos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo