Truques e dicas

Vou escrever com truques e dicas para quem vai viver para uma casa nova, para quem vai sair da casa dos pais, para quem vai para uma nova cidade e tem de equipar toda uma casa ou para quem se vai "juntar".

Este texto será actualizado sempre que novos truques ou dicas forem surgindo.

Sobre a casa em si: quanto maior for, mais coisas lá colocamos dentro e mais haverá para limpar.
Se tiver um espaço exterior é importante, seja um quintal, um terraço, uma varanda ou um saguão, tudo isto é sinónimo de luz e de se poder "tomar ar", nestes tempos que correm é mesmo um factor importante.
Por outro lado, hoje em dia, já é possível não haver gás nas casas, uma vez que tudo o que é a gás pode ser eléctrico, menos um fornecedor e tudo mais cómodo. Todos nós temos memórias de estar a tomar um bom banho quente e "acabar o gás" e esse banho quente passar a frio.

COZINHA
Pratos, copos, talheres, são essenciais. Se não tiverem logo pratos fundos, as taças servem para sopa, cereais e sobremesas. Os pequenos electrodomésticos são necessários conforme os hábitos de quem vai usar a casa, torradeiras para quem gosta de torradas, máquina de café para quem gosta de café. O microondas creio que é fundamental, apesar de eu conhecer pessoas que não têm. Fogão e frigorífico são os mais importantes para o princípio, bem como o esquentador ou cilindro para banhos quentes. Se casa não tiver despensa, não entrem em pânico, eu não tenho e não sinto falta, a minha despensa é um armário, pode apenas ser crítico para guardar balde e esfregona, pá e vassoura mas de certo que haverá sempre um canto para isso. Hoje em dia, há quem não use toalhas de mesa, optando pelos individuais, caso a mesa seja fácil de limpar. Panos da loiça são importantes em qualquer casa, mesmo aqueles com renda à volta, oferecido pelas nossas tias; não esquecer as pegas, embora cada vez menos os utensílios de cozinha aqueçam dessa forma mas para tirar um assado do forno fazem falta, se não tiverem, usem panos de cozinha. Os tachos, as panelas, as frigideiras, convém que sejam de boa qualidade, comprar mais caro pode ser chato ao início mas, vale a pena. Outra coisa, se tiverem serviços de chá e não sabem o que lhes fazer, os pires servem perfeitamente para pratos para os lanches e pequenos almoços. Máquina de lavar loiça é daquelas coisas que se podem comprar "mais para a frente".
Quanto a recipientes para cozinhar, é importante ter um ou dois tabuleiros para forno, uma forma para bolos, de preferência de silicone, e tarteiras para quiches salgadas ou doces.
Se não tiverem Bimby (um bom investimento) ou outros robôs do género, uma varinha mágica faz sempre falta numa cozinha bem como uma tábuas para cortar pão, carne ou fruta, facas que cortem bem, facas próprias para fruta e legumes, copo medidor, espremedor de citrinos, saleiro, caixas para comida - de plástico para guardar em casa e de vidro para levar o almoço para o trabalho -, galheteiro,   entre muitas outras coisas cujas necessidades vão surgindo ao longo do tempo.
Quanto ao caixote do lixo: pode ser fixo no interior da porta do armário por baixo do lava loiças, pode ser dentro desse armário ou pode estar no meio da cozinha. 
No que à reciclagem diz respeito, eu faço mas, em casa, coloco tudo no mesmo recipiente, depois separo junto aos ecopontos.

QUARTO
O quarto é normalmente o sítio para dormir, deve ter uma cama, grande se possível, dá para pequenos e para grandes, um armário para a roupa e uma cadeira, pelo menos. Pode ter ou não televisão mas, pode não ser fundamental nas compras iniciais. Se for o sítio onde se vestem, é importante ter pelo menos um tapete, por causa dos pés descalços.
Actualmente, já não se usam cobertores, embora haja quem prefira, portanto, no uso dos edredões ou estes têm uma capa, ou será necessária uma espécie de colcha por cima.
A minha cama, comprada em 2011, tem arrumação por baixo, embora tenha desvantagens, ao nível da acessibilidade sobretudo, aconselho bastante. Assim, a minha cama não tem cabeceira, foi feita ao nosso gosto, por nós, com tecido igual às almofadas, com madeira, esponja e tecido.

CASA DE BANHO
Para mim, preferia ter uma banheira do que um duche mas nem sempre isso é possível. Se puderem optar pela forma de protecção do duche ou da banheira, as "cortinas" de plástico são de evitar uma vez que acumulam sujidade, tal como as outras protecções mas, por exemplo, portas de acrílico limpam-se com uma passagem de pano. Neste espaço da casa, embora possa não se gostar, ter pelo menos um tapete é importante. A "tulha da roupa seja" pode estar na casa de banho, se houver espaço.

TRATAMENTO DA ROUPA
A roupa pode se estender num estendal no exterior da casa, num estendal de pé, de usar no interior, é o meu caso, ou em estendais que se fixam em janelas. É preciso pensar nesta compra e comprar também molas da roupa, aconselho de plástico porque as de madeira já me sujaram a roupa.
Uma máquina de lavar roupa é fundamental, a par do frigorifico, do fogão e do aquecimento da água do banho. Máquina de secar roupa pode ser acessório, mas depende da profissão de quem habita a casa ou dos hábitos que se trazem da casa anterior. Já ouvi dizer, nunca vi, que a roupa seca na máquina, no inverno, não precisa de ser passada a ferro.
Sobre passar a ferro, para quem passa roupa a a ferro - há quem não passe - também será necessário um ferro, eu recomendo um ferro de caldeira e uma tábua para ferro de caldeira. Contra mim falo que me casei em 2011 e só um 2017 comprei um ferro de caldeira mas, de facto é melhor e compensa.
Em relação a cestas, uma ou duas também vão fazer falta, para tirar a roupa da máquina, para apanhar a roupa depois de seca ou mesmo para guardar a "roupa por passar". Para lavar roupa à mão - há sempre roupa que só se lava à mão - nem que sejam malhas -, um alguidar dá sempre jeito. Mais um alguidar para ajudar na limpeza da casa de banho e outro provavelmente para a cozinha - ou para ajudar nas limpezas ou para, por exemplo, lavar hortaliças.

CORTINADOS
Podem ser ou não fundamentais. Os cortinados servem para embelezar a casa mas, sobretudo servem para tapar a luz, ou se improvisa ao início, caso as janelas não tenham taipais ou estores, ou se colocam logo cortinados.

ENTRADA DA CASA
Cada vez mais as pessoas se habituam a não usar o calçado da rua dentro de casa, por isso, é importante que à entrada da casa haja possibilidade de deixar o calçado da rua e calçar sapatos de casa. Por outro lado, um cabide para deixar malas e casacos, também é importante.

É importante que a casa seja confortável:
Eu valorizo muito o chão flutuante, ou de madeira, que faz toda a diferença em relação a chão de cerâmica, no que ao conforto de uma casa diz respeito. 
Vidros duplos também é importante, caso seja possível. 

Não esquecer, caso seja possível, deixar uma chave da casa com algum familiar, se nos esquecermos da chave por dentro, antes de partir um vidro ou chamar dos Bombeiros, pode se ir buscar essa chave. Atenção que há portas que com a chave por dentro não deixa colocar a chave por fora e entrar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo