A pressão das redes sociais

Este é um assunto sobre o qual já queria escrever há muito tempo, porque é uma questão que me preocupa bastante, mas, precisava de tempo para me dedicar a escrever sobre ele.

Num dos episódios do podcast A Caravana, da Rita Ferro Alvim, em que entrevistada foi a Filipa Gomes, que podem ouvir e ver aqui - e que eu ouvi por duas vezes - o tema é abordado, embora não tenha sido muito aprofundado, até porque o tema principal não era esse,  mas foi o mote para este meu texto.

Todos os dias, sobretudo quem tem conta no Instagram e segue diversos perfis, muitos dos quais bastante mediáticos e com muitos seguidores e cujos administradores praticamente vivem “à conta” das suas publicações, é atingido pela pressão das redes sociais.

Sendo assim, ao navegarmos diariamente nesta e noutras redes sociais, vimos as publicações mais variadas, sendo que algumas delas nos levam a adquirir aquilo que é divulgado pelas influencers. Esta é uma forma de pressão das redes sociais, na minha opinião.

Este tipo e negócio, é um assunto que ninguém esconde, pois, surgem muitas vezes notícias acerca de valores que se podem receber com uma publicação pois todos sabemos quais são as influencers que representam o Lidl ou o Pingo Doce. Veja-se por exemplo o caso das irmãs Ferro Alvim em que uma está para o Lidl e a outra para o Pingo Doce, tal como se de uma profissão se tratasse; sendo que, de facto o é uma profissão dos tempos modernos.

Ou seja, os perfis estão ligados a uma ou mais marcas, fazem publicações relacionados com as marcas e recebem por isso, muito simples, digamos que é uma espécie de montra digital dos nossos dias, as vendas adaptam-se à mudança dos tempos e das nossas vidas.

Este tipo de pressão das redes sociais não me faz qualquer tipo de inquietação, é preciso deixar muito bem claro.

Mas, quero me referir sobretudo, ao Facebook e ao Instagram, as principais redes sociais onde os famosos/influencers partilham uma pequena parte do seu dia a dia, seja em jeito de simples partilha ou em jeito de negócio.

Por exemplo, há uns dias, a Madalena Abecassis recebeu uma cozinha totalmente nova, numa parceria com a Worten. No seu perfil do Instagram, foi mostrando o dia a dia da montagem da cozinha e acabou por mostrar as vantagens do novo espaço em conjunto com o antes e o depois e, quer concordem ou não, esta é a minha opinião: é aqui que reside a verdadeira pressão das redes sociais, ou seja, uma pessoa que recebe um salário que é contado até ao fim do mês, para as despesas básicas, e vive numa casa dos anos 90 que pode precisar de uma cozinha nova, ou, por um lado, nunca vai conseguir a ambicionada cozinha nova, uma vez que tem outras prioridades e sofre com isso, ou acaba por adquirir a cozinha na Worten e vai pagando em prestações, recorrendo a um crédito que pode vir a acumular com outros créditos que já tem, aumentando a sua dívida. Este é um exemplo, embora, não haja aqui nenhum tipo de culpa da influencer, ela está apenas a fazer o seu trabalho, ou a fazer partilhas para poder pagar as suas próprias contas.

Muitas influencers já disseram que o dia a dia risonho que mostram nas redes, seja a frequentar bons restaurantes, ou hotéis chiques, em passeios e viagens constantes, se trata de uma percentagem muito pequena das suas vidas, que elas ou eles, porque também há elementos do sexo masculino, apenas mostram o bonito, ou seja, podem – e de certo têm – ter problemas como o comum dos mortais, porque os problemas nas nossas vidas têm origens muito variadas, desde ao falecimento de familiares, a doenças, a divórcios, entre outros, veja-se por exemplo o último ano da vida da Pipoca Mais Doce.

Uma vez que não me pretendo alongar muito mais, o que quero dizer é que não tenho absolutamente nada contra, até porque sigo acerrimamente muitos perfis deste género, sobretudo no Instagram mas, quem não pode ter uma vida risonha, de almoços, jantares, festas, viagens, tratamentos de beleza, ao se deparar com estas publicações sofre a pressão das redes sociais, pensando que nunca na vida poderá sequer sonhar em ter uma vida como a sua influencer favorita.

Por fim há que dizer que não são apenas os famosos/influencers que partilham as suas vidas cor de rosa, muitos de nós usamos as redes sociais para partilhar o que temos de bom na vida e a forma como desfrutamos dela, embora, como se trata muitas vezes de pessoas que moram na nossa rua, temos plena consciência que é mesmo o lado rosa da vida desse pessoa que ela está a partilhar, porque vidas difíceis, todos nós temos, até mesmo as influencers.

Bom resto de fim de semana!


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