A lista, o que levei, o que não usei e o que me fez falta

Começo por referir o que não levei e me fez falta.
Para a Maria não levei escova do cabelo e a rapariga esteve sempre despenteada.
Para mim, meti na cabeça que deveria haver um gel de banho espectacular à minha disposição e não levei, tive de pedir ao marido que me levasse. 
Mas, falando de gel de banho, digo já que se vão a idealizar tomar um bom banho no hospital desenganem-se, a não ser que a minha casa de banho seja a pior (o meu quarto era o L). Pensem comigo: fiz uma cesariana, nem podia nem conseguia dobrar-me, não existe qualquer estante/prateleira para colocar o champô e o gel de banho, só resta colocar no chão do polibam...Por outro lado, o chuveiro não tinha pressão...Resultado?!? Tomei sempre banho de gato. Não havia mesmo condições.

Lista da maternidade - HESE (consta no documento que a Enfermeira Natália forneceu na PPP)
- livro de grávida - como já referi é dos documentos que nos pedem na entrada
- todos os exames efectuados durante a gravidez - levei tudo mas só pediram as últimas análises
- documentos pessoais - o CC fez falta para registar a Maria
- 3 ou 4 camisas de dormir ou pijamas - bem, eu não tinha nem camisas de dormir nem pijamas abertos à frente e, bem vistas as coisas, só foram precisos dois para mim que fiquei 3 noites, imaginem para quem fica 2. No primeiro dia, depois de despirmos a bata azul, vestem-nos uma camisa do hospital, pode não ser a melhor roupa mas, com a quantidade de corrimento que temos, é preferível sujar aquela do que uma roupa nossa. Na terça e na quarta, usei calças de pijama e uma camisa (mesmo camisa) em cada dia, não comprei pijamas de propósito. No último dia, vesti roupa de sair.
- chinelos - levei e usei os dois pares
- duas ou três cuecas de algodão - não usei
- cuecas descartáveis - levei, usei e gostei. Não sabia bem como seriam mas são cuecas quase como as normais, um pouco maiores, mas que depois se podem deitar fora. Se se adaptarem, é menos roupa para lavar.
- 3 sacos para a roupa suja - levei e fui mandando a roupa a suja para a casa, todos os dias, assim, no último dia, já só tinha uma mala em vez de duas e acreditem, foi o melhor que fiz porque, se não devemos fazer esforços e fazer o pai, a levar as malas e o ovo, não é fácil!!!
- cinta - pois bem, só tive a minha na quarta feira e se a tivesse tido na terça, tinha começado a usar, falhei neste ponto.
- soutiens - outra questão importante, como já disse, não se esqueçam que ao comprar de amamentação deve ser um ou dois tamanhos acima. Só tive os meus na quarta. Houve uma colega da PPP que me confessou que andou um dia sem cuecas, sim, eu andei dois sem soutiens, porque os meus não me serviam...
- discos protectores - não  levei mas não senti falta
- toalhas de banho - não levei e não me fizeram falta 
- pensos higiénicos - levei muitos mas nos primeiros dias convém usar mesmo os do hospital, depois vão perceber, e eu fiz cesariana, dizem que quem faz parto normal, tem mais corrimento.
- mala de toilette - só me esqueci mesmo do gel de banho, em relação às toalhas de higiene perineal, há toalhas fornecidas pelo hospital, levei minhas e não usei.


Em relação às coisas para o bebé:
A Maria usou gorro e casaco apenas nas primeiras horas de vida e no dia que saiu, assim como as meias, usou só no primeiro dia.
Levei toalhitas e levei também compressas e uma caixa de plástico com esperança de lhe conseguir meter água quentinha e não usar toalhitas mas, no hospital é tudo tão rápido que acabei por usar toalhitas. Quando cheguei a casa e percebi a diferença de temperatura duma toalhita para uma comprensa em água quente, tive pena da minha menina mas foi o que foi possível. Não se esqueçam mesmo das toalhitas porque não há no hospital, a minha colega do lado esqueceu-se e tiveram de ir comprar à pressa. Levei muita roupa suplente para além das QUATRO mudas completas, que usei todas, mas ela nunca se sujou a ponto de precisar de algo suplente.

No hospital também fornecem tudo para o banho do bébe no entanto, eu levei a toalha para a Maria se limpar, porque a Tia Vera fez questão de oferecer a primeira toalha onde a Sobrinha se iria limpar. As auxiliares colocam as banheiras e a água e depois vem uma enfermeira que pesa o bébe (todos os dias) e lhe dá banho no seu segundo dia de vida, ao terceiro dia do bebé, é a mãe que lhe dá banho. (a forma como me ensinaram é quase igual ao que a Paula Bilro ensinou, excepto na forma de virar para lavar de costas)

Uma coisa que aconselho a levarem caso não gostem de comida ensonsa: sal (muito importante) e algo para meter no pão se não quiserem estar sempre a comer queijo e/ou fiambre.
Levei também garrafas de água que podem ser compradas nas máquinas do hospital e que são fundamentais. A mim, dar de mamar, dá-me mesmo muita sede!!
O carregador do telemóvel e o telemóvel para quem o entender levar, nem que seja para servir de despertador. 
(no meu quarto consegui apanhar sempre internet do hospital)

E, no essencial, parece-me que é tudo mas, cada um sabe dos seus hábitos e necessidades portanto, pode haver sempre algo a acrescentar à lista.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo