Como foi tudo? III

Pois bem, como devem imaginar, não dormimos, nem uma nem outra conseguiu dormir.
Entre choros, mamadas e mudanças de fralda, o dia nasceu, mais cinzento do que o dia em que a Maria nasceu; e nasceu muito cedo porque ninguém fechou a persiana do quarto (se vocês não fecharem, ninguém fecha, as auxiliares só abrem, às 8h).
Como nos foi aconselhado, sim, o banho deveria ser às 7h30m mas, eu nunca segui esse conselho.
É mesmo assim, às 8h, as auxiliares abrem janelas, um pouco mais tarde, trazem o pequeno almoço, depois passa também o médico para nos observar.
O que observaram no segundo dia: o corrimento, o golpe/corte/cicatriz, como quiserem chamar, as maminhas e os olhos.
As enfermeiras só vos fazem o penso, depois de tomarem banho!! (fazer o penso é mesmo isso, tirar um penso e meter outro, tão simples quanto isto).
Ainda cedo, as auxiliares trazem os alguidares rectangulares para os bebés tomarem banho.
Passa também o pediatra. No segundo dia, a Maria foi medida pelo pediatra e deve ter sido sujeita a outras avaliações mas eu não vi. No terceiro dia, fez o teste aos ouvidos (este teste tem de ser feito com o bebé a dormir), depois foi feita uma ligação no pé dela para se perceber uma questão relacionada com o coração (não me explicaram muito bem) e observaram também a retina. No dia da alta, o pediatra fez os exames necessários no quarto e não no gabinete de pediatria.
No passar do dia, quando damos por nós, vem o almoço e ainda não tomámos banho e é hora da visita e ainda não tomámos banho, pois, é mesmo verdade, será só o treino para quando chegarem a casa, ainda vai ser pior este descontrolo horário!!!
E os dias no hospital correm muito rápido, quando damos por isso, estamos de regresso a casa e já não somos a mesma pessoa que éramos quando saímos de casa pela última vez de casa, nem física nem psicologicamente. Quem já foi mãe sabe bem o que quero dizer e quem está quase a ser, está quase a perceber.


Não se assustem porque um bebé:
- não abre imediatamente os olhos (a Maria abriu por volta das 16h, pela primeira vez)
- espirra (a Maria espirrou muito no primeiro dia)
- tem soluços
- começa a ter pele a cair ao fim de alguns dias
- tem um umbigo, ou melhor cordão, nojento e ainda irá ficar pior, de cor escura, mas não demora muito a cair e não lhes doi
- chora e não traz livro de instruções e vocês vão fazer tudo para perceber o motivo do choro e tentar acabar com ele: perceber se é fome, mudar fralda, ver se perdeu a chucha, ver se tem frio/calor, dar uma gota docinha na chupeta, passar o bébé para a nossa cama (incrível como dizem e parece que é verdade que a cama deles tem "picos", uma vez que, na nossa cama, os choros acabam e os bebés adormecem imediatamente, tenho a certeza que se explica pela proximidade à mãe).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo