Como foi tudo? II

Adenda ao post anterior, três coisas:
- a última "tarefa" que cumpri antes da Maria nascer foi, antes de sair de Montemor, comprar o jornal do dia. Um dia, a Maria irá gostar de ler as notícias do dia do seu nascimento, comprei o Diário de Notícias. Obviamente que isto só será possível com uma cesariana marcada, no caso de parto natural, o pai pode sempre deixar a mãe e ir comprar o jornal na tabacaria ao lado do hospital!!
- levei a depilação feita nas virilhas, porque a tenho a já normalmente feita e fiz também na barriga, porque me disseram, por acaso, uns dias antes que tem de estar feita. Quando entrei para ser preparada, também me perguntaram se a da barriga estava feita, caso não estivesse, a enfermeira tinha tratado do assunto também.
- quando a Maria nasceu e depois de ser pesada e vestida e eu acordei, a Cláudia colocou-ma em cima do meu peito mas, só para eu a ver e pousarmos para a foto, não foi para mamar.

O cateter das costas foi-me retirado logo no recobro, portanto não fiquei quase tempo nenhum com ele. Comecei logo a receber a medicação por via intra venosa, mas, por exemplo, a colega que tive no quarto, de quarta para quinta-feira, teve-o sempre, com a famosa "bola" na ponta. Portanto, cada caso é um caso.
Quando cheguei ao quarto, sem dores e com a papá e a Maria, tudo me pareceu muito bem.
Não almocei, deram-me chá e bolachas.
Recebemos visitas logo às 16h.
Por volta das 17h, a enfermeira Cláudia veio conversar connosco, explicar algumas coisas, perceber se estava tudo bem e dizer que voltava para o turno da meia noite.
Às 18h é que foi duro!!! Foi a hora em que me levantei pela primeira vez: despiram-me a bata e vestiram-me uma camisa de noite do hospital, fui até à casa de banho para me lavar com água corrente e colocar DOIS pensos dos que fornecem no hospital que são como os do tempo das nossas avós e voltei para a cama. Doeu horrores, como devem imaginar. No entanto, há sempre enfermeiras a perguntar se temos dores, enquanto estamos a receber intra venoso, não deveremos ter dores e se tivermos, devemos dizer, pode ser que a medicação tenha de ser diferente. Quando estamos a receber medicação já só com comprimidos, nolotil e ben u ron, devemos alterná-los e tomar com o mínimo de 4 horas de intervalo. Devemos ter sempre medicação "a mais" connosco, as enfermeiras estão sempre a perguntar, portanto, não se deve deixar acabar.
O que é fornecido pelo hospital:
- fraldas dodot sensitive - outra coisa que eu não sabia: estas fraldas têm uma risca amarela que fica azul de cada vez que bébé faz xixi. Devem registar na vossa cabeça SEMPRE que o bebé faz xixi e cóco porque as enfermeiras perguntam e registam e é fundamental para eles que o façam, ao início o cóco é mesmo preto e cheira muito, muito mal. A Maria esteve mais de 24 horas sem fazer xixi e, nessas situações, se fizer só um pedacinho, esse pedacinho é muito importante, mas, se for pouco, a risca pode não mudar de cor, então, o que uma enfermeira fez foi colocar uma compressa na fralda e perceber se fazia mesmo pouco. Acabou por fazer uma pinguinha ao fim de muito tempo. O que quero dizer com isto é que não se devem fiar na mudança de cor da risca.
- resguardos
- pensos daqueles muito grossos
- compressas (poucas)
A minha cama era do lado da janela, portanto, tive sempre as minhas coisas junto à janela para não andar sempre de um lado para o outro e se for o vosso caso, ter fraldas, pelo menos, sempre à mão, é muito importante.
(continua)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo