A escola dos nossos dias

Entrei para a escola primária há quase 30 anos.
Terminei o secundário em 2001.
Os meus pais nunca me deram presentes pelas boas notas que eu tinha, diziam-me que era a minha obrigação, ainda por cima, nas reuniões, os professores diziam sempre que eu podia fazer mais do que fazia e ter resultados ainda melhores.
As reuniões de pais eram mesmo o único momento em que a minha mãe sabia alguma coisa sobre o que eu andava a fazer na escola.
Quanto ao meu marido, tem menos dois anos que eu portanto, entrou para a primária há 20 e tal anos e terminou o secundário em 2003.
Nunca os nossos pais se preocuparam se tínhamos testes, nunca estudaram connosco nem deixaram de fazer alguma coisa ou ir a algum lado por casa dos nossos trabalhos da escola.
Nos dias de hoje, tudo é diferente, os pais estudam com os filhos, os pais ficam em casa fechados a estudar com os filhos porque têm 5 testes na semana seguinte (nós também tínhamos).
Agora, pergunto eu: porquê?
A escola está diferente e mais exigente?
Os miúdos de hoje são mais preguiçosos e menos responsáveis?
Existe competição entre alunos?
Os pais têm um nível de escolaridade superior ao dos nossos pais e conseguem/querem ajudar os filhos?
Alguém me consegue explicar?

Noutros aspectos, sei que há diferenças significantes: os meus pais nunca me levaram nem foram buscar à escola e agora as crianças dependem dos pais para se deslocar, quase até irem para a faculdade! Sim, é um facto, o mundo está diferente e cada vez mais perigoso mas será que ao fazermos os nossos filhos mais dependentes de nós, os estamos a ajudar?

PS: quem escreve é uma mãe que ainda não viu o dia de amanhã e não pode dizer que não fará o que agora está aqui a questionar!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo