Sobre brio

brio
substantivo masculino
1. Sentimento que induz a cumprir o dever ou a fazer algo com perfeição ou sentido de responsabilidade. = PUNDONOR ≠ DESCUIDO, DESLEIXO, INCÚRIA, NEGLIGÊNCIA

in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa


Hoje apetece-me falar sobre brio, ou melhor, sobre como podemos fazer algo sempre com mais perfeição.
Tenho assistido a situações de muita falta de brio, por exemplo, eventos onde se usam pratos de plástico; para mim, o uso de pratos de plástico é mesmo sinónimo de desleixo porque é o mais fácil mas nunca o mais bonito ou o que fica melhor.
Assisto muitas vezes a eventos gastronómicos da nossa Câmara Municipal onde se usam os ditos, tudo bem, é muita gente, os técnicos têm pouco tempo mas, porque não usar pratos de plástico mas mais bonitos sem ser os horríveis pratos de plástico branco?!? Já para não falar do mal que fazem ao ambiente (e não e por irem para a reciclagem que deixam de fazer mal).
Por outro lado, outro dia vi no facebook as fotos de uma festa de aniversário de uma criança em que a comida estava servida em pratos de plástico branco e achei mesmo muito feio.
Esta semana, saiu num jornal aqui da terra, uma entrevista que fizeram à minha mãe, sobre comidas antigas, então a foto de ilustração, para além de ter sido retirada da internet, era de um ensopado de borrego mas, assim só por acaso, nas comidas todas que se falam, não se fala de ensopado de borrego, foi mesmo falta de brio.
Um pouco de brio, começando logo na minha casa, não faz mal a ninguém.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo