Hoje apetece-me escrever sobre amamentação

Quanto eu estava grávida, já previa que a amamentação não ia ser uma questão fácil.
Quanto eu estava grávida, frequentei o curso de preparação para o parto, dado por enfermeiras com larga experiência em aleitamento materno.
No Centro de Saúde, essas mesmas enfermeiras, e outras, ajudam-nos no "Cantinho da Amamentação".
Depois da Maria nascer, eu, ela e a amamentação foi uma trilogia que não correu muito bem, como já contei aqui, uma verdadeira odisseia, portanto, ela bebe suplemento desde o seu 3º dia de vida.
Estes tempos ajudaram-me também a compreender ainda mais as mães que não querem mesmo amamentar, e elas existem mesmo!
Na vida em geral, ensinam-nos que amamentar é o melhor para os nossos bebés, e eu não discordo.
No entanto, sendo isso verdade, nem tudo são rosas.
Uma coisa é a teoria e que aprendemos na preparação para o parto, outra é meter em prática!
Ainda mal nos recompusemos de uma cesariana (no meu caso) e já nos metem o bebé em cima para mamar. Eu tive imensa sorte porque foi a minha enfermeira amiga que o fez e correu muito bem. Mas, depois no quarto, não temos lá connosco, sobretudo para quem é mãe pela primeira vez, nenhum "polícia das maminhas", que nos meta o bebé e nos diz como é, ou seja, o tal cantinho da amamentação deveria existir logo no hospital e com enfermeiras a dizerem todas a mesma coisa, não é cada uma ter a sua opinião e baralhar ainda mais a cabeça das mães.
E mesmo assim, havendo cantinho da amamentação no hospital, há bebés que acabam por precisar de suplemento e, quanto a isso, não há volta a dar.
Acabo este texto como comecei, a amamentação não é uma questão fácil para algumas mães, a maior parte das mães têm sucesso e ainda bem, e não sendo possível amamentar, há o suplemento e, apesar de tudo o que nos disseram, que amamentar é que é o correcto e o melhor, não somos piores mães só porque não temos leite ou o nosso leite não sustenta o nosso bebé.

Por fim acrescento que a Maria tem quase dois meses e meio e ainda mama, mas é o suplemento que a sustenta e é uma bebé muito feliz e bem disposta!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Atar o rabo ao Diabo"

Montemor-o-Novo